Patrícia Severino
Nov. 15, 2024

Patrícia Severino

Conselheira Cultural da Embaixada de Portugal em Madrid

Ana  Patrícia Severino é Conselheira Cultural da Embaixada de Portugal em Madrid, onde lidera diversos projetos que ampliam o reconhecimento das artes e da literatura de Portugal, como o Artists Join the Embassy e a Rota de Arte Contemporânea Portuguesa, tendo promovido a exposição de 75 artistas portugueses em Espanha desde 2022.

Com ampla experiência em diplomacia cultural, foi Comissária do projeto “Portugal, País Convidado de Honra da Feira do Livro de Leipzig”, em 2020, sendo responsável pela edição em língua alemã de mais de 50 escritores portugueses em alemão. Entre 2017 e 2021, foi Diretora do Centro Cultural Português em Berlim e impulsionou a presença cultural portuguesa na Alemanha.

Foi adjunta na Secretaria de Estado da Cultura do XIX Governo Constitucional e, em 2014, colaborou com a Ministra da Cultura da Alemanha, no âmbito de um projeto da Presidência da República Alemã e da Fundação Robert Bosch. Entre 2000 e 2012, exerceu funções no Instituto do Cinema e Audiovisual.

 

"A seleção de obras aqui proposta, é uma exploração poética da coleção do Centro Português de Serigrafia, partindo da ideia da linha como elemento potencial para a criação de mundos infinitos. A linha rompe, expande-se, movimenta-se e flui, permitindo a formação de universos completos que ultrapassam qualquer obstáculo. Representa a liberdade e um convite para ultrapassar as fronteiras do visível e do imaginável.
Seja no traço de figuras que se reinventam, ou na falta de limites que convocam a exploração. Nestas obras, o traço não se limita a delimitar formas, explora uma sensibilidade natural, criando uma conexão entre o orgânico e o geométrico, entre o humano e o abstrato, o robusto e o sensível. São linhas que respiram, que se entrelaçam em sintonia com a natureza, convidando-nos a explorar camadas de sentidos e a perdermo-nos no vasto horizonte da fruição."

Patrícia Severino

 

Álvaro Siza, S/ título, Gravura

 

Filipe Romão, "Lugar #2", Litografia

 

 

"Nestas obras, o traço não se limita a delimitar formas, explora uma sensibilidade natural, criando uma conexão entre o orgânico e o geométrico, entre o humano e o abstrato, o robusto e o sensível." 

 

 

Luis Gordillo, S/ Título, Serigrafia

 

>Margarida Lourenço, "Refúgio", Gravura, Serigrafia e Estampa Digital

 

Sara Maia, S/ Título, Serigrafia

 

Andrés Alcántara, "Cão Cerbero", Gravura com colagem 

 

 

"São linhas que respiram, que se entrelaçam em sintonia com a natureza, convidando-nos a explorar camadas de sentidos e a perdermo-nos no vasto horizonte da fruição."

 

 

Alberto Reguera, S/ Título, Serigrafia

 

Najia Mehadji, "Vague", Serigrafia

 

 Federico Echevarría Sainz, "Geometria Dinâmica", Serigrafia

 

Graça Morais, "Joana Carda - Mulheres Saramaguianas", Serigrafia