Regina Pessoa
Portugal

Regina Pessoa

Regina Pessoa nasceu em Coimbra no ano de 1969. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto, iniciando, em 1992, o trabalho em animação nos filmes “Os Salteadores”, “Fado Lusitano” e “Clandestino”, todos de Abi Feijó.  Em 1999, realizou seu primeiro filme, “A Noite”, utilizando a técnica de gravura animada em placas de gesso. Desde então, trabalhando com diversas técnicas de gravura, realizou diversos filmes como “História Trágica com Final Feliz” (2005), “Kali, o Pequeno Vampiro” (2012) e “Tio Thomas – a contabilidade dos Dias” (2019), obtendo grande visibilidade e ganhando inúmeros prémios nos principais festivais e eventos mundiais: Annecy, Annie Awards, Hiroshima, entre outros. Torna-se uma referência incontornável da Animação Portuguesa e, em 2016, torna-se “Senior Lecturer” na escola de Animação Alemã FILMAKADEMIE e, em 2018, é convidada para ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Foi reconhecida recentemente no Top 3 dos melhores realizadores mundiais dos últimos 25 anos (Animac’2021).

A salientar que três dos seus filmes fazem parte da lista de filmes do Plano Nacional de Cinema, e são estudados por crianças e jovens das escolas portuguesas.

 

Com uma visão artística distinta, no seu trabalho explora a esfera íntima e pessoal. Cresceu numa pequena comunidade, na convivência diária com a doença mental na família e, como artista, utilizou a arte como meio de transformar e aceitar a sua infância. Expressa-se não apenas nos seus filmes, mas também através da ilustração, pintura e desenho.