Nascida no Reino Unido, Joanna Quinn é uma aclamada autora e realizadora de animação. Conhecida pelas suas habilidades únicas no desenho e pelo humor que impregna, é famosa por personagens memoráveis como a protagonista feminista Beryl.
Fundou a sua produtora, Beryl Productions International Ltd (1987), onde colabora com o seu parceiro Les Mills, na produção dos filmes e em trabalho comercial.
O seu trabalho mais emblemático inclui filmes como Famous Fred (1996), The Wife of Bath (1998) e Affairs of the Art (2021), os três nomeados para o Óscar.
Além destas nomeações, a autora já foi distinguida por mais de noventa vezes, incluindo prémios BAFTA - melhor animação (children’s award) pelo Famous Fred (1997) e melhor curta de animação pelo The Canterbury Tales (1999). Foi ainda vencedora do Primetime EMMY de Realização Individual de Animação (1999) pelo mesmo filme.
É também uma educadora de excelência, tendo recebido bolsas honorárias e doutoramentos em quatro universidades do Reino Unido, incluindo o Royal College of Art em Londres. Foi premiada com o International Animation Laureate de 2014.
Sobre o trabalho da autora refere Abi Feijó: “as animações da Joanna parecem ser muito ‘realistas’, mas na verdade são extremamente exageradas e caricaturadas.”
“Ela representa o expoente máximo da Arte do Desenho Animado, é a rainha do Desenho Animado, tais são as suas capacidades artísticas, técnicas e estéticas”, acrescenta.