Ferenc Cakó
Hungary

Ferenc Cakó

Nasceu o 18 de novembro de 1950 em Budapeste, Hungria, filho do pintor Fassel L’ousa Ferenc (1915-2009).

É um reconhecido realizador de cinema de animação, mas também pintor, artista gráfico e escritor. Todo o seu percurso inicial foi ligado à imagem, tendo feito a sua formação na Escola Secundária de Artes Aplicadas e Belas Artes e Faculdade de Belas Artes de Budapeste (término em 1973). Durante os últimos anos de faculdade, recebeu os primeiros prémios de festivais de cinema amador.

Entre 1973 e 1991, trabalhou no Estúdio de Cinema Pannonia, na seção de marionetas, liderada por Foky Ottó. Como animador, designer e realizador, adquiriu profundo conhecimento sobre animação 3D tradicional. No ano de 1978 iniciou a seu próprio trabalho, com filmes de animação em massa de modelar, muito populares na época. Utilizando também animação em argila, Ferenc Cakó começou a produzir séries de filmes para a Televisão Húngara e filmes para festivais.

No ano de 1988, alcançou grande sucesso com o seu filme de animação em areia e escultura intitulado Ab Ovo. Este filme recebeu a Palma de Ouro em Cannes e foi premiado noutros festivais de cinema, como o de Annecy, Xangai e Uppsala.

Em 1989, realizou o filme de animação em argila e pó de carvão AD REM, que foi premiado em São Francisco e Oberhausen. No mesmo ano recebeu o Prémio Artista Meritório da Hungria.

No ano de 1994, realizou o filme de animação em areia ASHES, em memória da sua mãe. O filme recebeu o Urso de Ouro em Berlim, além dos principais prémios em Huesca e Kecskemét, na Hungria. Entre 1994 e 1996, trabalhou como professor universitário na Escola Superior de Artes Aplicadas da Hungria.

Em 1995, o seu filme intitulado Song of Sand foi enviado ao Festival de Cannes como um dos concorrentes na mostra "100th Anniversary of Film". No mesmo ano, fundou o seu próprio espaço, chamado C.A.K.Ó. Stúdió, onde realizou diversos filmes autorais, como o reconhecido Labirintus (2001), e onde deu oportunidade a jovens artistas talentosos.

Entre 1998 e 2000, lecionou cursos de animação em países como França, Finlândia, Espanha, Bélgica e Portugal. No ano de 1999, recebeu o Prémio de Artista Destaque da Hungria.

Desde 2010, trabalha como docente e ministra palestras em Sopron, Hungria, no Instituto de Artes Aplicadas da Universidade da Hungria Ocidenta.

A par do seu percurso na animação, foi realizando exposições de artes-plásticas, uma das principais aconteceu em em 2001, na Galeria Vigadó, em Budapeste, em que fez a junção de 30 anos de carreira de materiais cinematográficos, e as suas obras de pintura, ilustração e instalação.

Em 1996, Ferenc Cakó desenvolveu um tipo de espetáculo de animação ao vivo, com grande aceitação e entusiasmo do público, em que utiliza areia e em que os desenhos são projetados em tamanho grande numa tela: imagens oníricas que se formam umas a partir das outras; estas são acompanhadas por música original com músicos e orquestras de renome.