- Estampa Digital
- Papel LS Fine Art White Velvet 270gr
- Mancha: 55x40 cm
- Suporte: 70x50 cm
- Data: 2024
- 25 exemplares
- Ref.: ED36891
Obra inserida na exposição "JE T’AUTORISE A ÊTRE MOI, JE M’AUTORISE A ÊTRE TOI" de ORLAN, que esteve patente na galeria do CPS no CCB (18 Mai - 10 Jun 2024).
Retratista da Rainha Maria Antonieta, Élisabeth Vigée-Le Brun (1755-1842) foi uma das grandes retratistas do seu tempo. Emancipada e virtuosa no seu domínio, é reconhecida como a pintora mais famosa do século XVIII, numa época em que poucas mulheres ousavam ter uma carreira profissional.
ORLAN produziu uma série de pinturas intitulada “Pintura Geométrica Problemática”, onde opõe o classicismo e a pintura com pincel, criando trabalhos feitos com aerógrafo, onde a representação industrial não deixa vestígios de fisicalidade. Elisabeth Louise é, portanto, mostrada a pintar uma dessas obras. Desta forma, ORLAN confronta duas temporalidades, duas formas de conceber a pintura. Na paleta do pintor, ORLAN acrescenta tiras de fita adesiva como fez na sua icónica performance “À poil sans verre” (Nu sem vidro) apresentada pela primeira vez no Museu do Louvre. O penteado histórico de Elisabeth Louise é reinterpretado pelo cabelo bicolor característico de ORLAN. Tendo integrado o seu próprio rosto no corpo de Elisabeth Louise, ORLAN decidiu fazer uma mise en abyme adicionando ao fundo, o seu próprio retrato da performance “The Kiss of the artist: Vending Machine, Well, Almost!” de 1977/2009.