Nascida em Saint Etienne, ORLAN é uma das mais destacadas artistas francesas de renome internacional. Vive entre Paris, Nova Iorque e Los Angeles, seguindo as suas experiências.
ORLAN é reconhecida pela sua abordagem provocadora e ousada, desafiando o determinismo social e político, a supremacia masculina e os padrões estéticos convencionais. O seu trabalho, iniciado em 1964, reflete as condições culturais, políticas e sociais em que o corpo feminino é inserido, retirando-o do espaço privado e expondo-o na esfera pública.
Destacando-se como precursora da Body Art e da Arte Carnal, ORLAN recorre ao próprio corpo como matéria-prima e suporte visual, utilizando diversos meios para expressar as suas ideias inovadoras e posições subversivas, da escultura, fotografia e performance, ao vídeo, videojogos, inteligência artificial e robótica (criou um robô à sua imagem que fala com a sua voz), à cirurgia e biogenética.
Ao longo da sua carreira, ORLAN tem recebido numerosos prémios, destacando-se como uma das artistas mais influentes da sua geração. Sempre em intensa atividade, a sua obra inspira e provoca reflexões sobre questões fundamentais da identidade e da representação.
Alguns dos últimos reconhecimentos:
2020 - Convidada para presidente do Hundred Heroines, Museu de Fotografia em Londres;
2019 - Recebeu o prémio especial “Mulher do Ano”, pelo Príncipe do Mónaco;
2017 - Prémio internacional de Excelência Feminina, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Génova