Silva Palmeira

«Pinto como respiro, amo como vivo»

Março 9, 2023 - Março 30, 2023
CPS no CCB

A Galeria do CPS no CCB inaugura no dia 9 de Março, às 18h, a exposição «Pinto como respiro, amo como vivo» de Silva Palmeira, reconhecido artista e criador de um estilo inconfundível na figuração portuguesa atual.

Composta por serigrafias e recentes pinturas originais, a exposição apresenta uma serigrafia inédita do autor, “A Guardiã de S. Paulo”, edição CPS que, como o título indica, é uma homenagem à cidade de S. Paulo, no Brasil. Silva Palmeira, nascido em 1934 em Santarém, desenvolve nas obras em exposição, a sua gramática de formas com um virtuosismo que segundo a crítica de arte Maria João Fernandes “parece decantar toda a sensualidade e o seu incondicional amor ao visível."

A mulher, o seu universo plástico e simbólico, têm na sua pintura um lugar central, numa figuração de formas bem definidas que o desenho realça, bem como as cores lisas e contrastantes que igualmente apresentam as suas paisagens, numa intensidade poética a que foi sensível o escritor Urbano Tavares Rodrigues.

A realçar “Sonho Nipónico”, obra integrada na série Fusões e Sincretismos, inspirada pelo Japonismo que notabilizou o artista que já completou 70 anos de atividade e lhe conferiu nos anos 1970, um justo reconhecimento internacional.

  

Inauguração: 9 de março, 18h-20h

Facebook event

 

SILVA PALMEIRA
PINTO COMO RESPIRO, AMO COMO VIVO
Galeria do CPS no CCB - Centro Cultural de Belém
Praça do Império, Lisboa
Todos os dias das 10h às 19h
Patente até 30 de Março. Entrada livre.