“Raízes e Horizontes: Arte Marroquina no Feminino” na Sociedade Nacional de Belas Artes
Jan. 9, 2025

“Raízes e Horizontes: Arte Marroquina no Feminino” na Sociedade Nacional de Belas Artes

De 16 de janeiro a 22 de fevereiro de 2025, a Sociedade Nacional de Belas Artes será palco da exposição “Raízes e Horizontes: Arte Marroquina no Feminino”, um convite para explorar a arte contemporânea de Marrocos através do olhar de cinco artistas mulheres que estão a deixar uma marca indelével no cenário artístico internacional: Malika Agueznay, Najia Mehadji, Ghizlane Agzenaï, Madiha Sebbani e Rahma Lhoussig.

 

A exposição apresenta serigrafias, gravuras e fotografias criadas pelas artistas no Atelier do CPS, num projeto que contou com a colaboração da Embaixada de Marrocos em Portugal. 

 

As obras revelam um fascinante equilíbrio entre tradição e modernidade, com inspiração em temas como caligrafia islâmica, padrões geométricos e narrativas sociais, refletindo o diálogo entre o legado cultural marroquino e questões contemporâneas, como a identidade feminina árabe.

 

Comissariado por Alexandra Silvano, da direção artística do CPS, o projeto celebra o talento e a visão destas artistas marroquinas de diferentes gerações e percursos.

 

Esta etapa na SNBA integra novas obras e dá continuidade ao percurso internacional da exposição, que já passou pela galeria do CPS no Centro Cultural de Belém e pela FIG Bilbao - Feira Internacional de Gravura, onde Marrocos foi o país convidado em 2024.

 

“RAÍZES E HORIZONTES: ARTE MARROQUINA NO FEMININO”
16 de janeiro a 22 de favereiro de 2025
Sociedade Nacional de Belas Artes
Rua Barata Salgueiro 36
1250-044 Lisboa
Horário: Segunda a sexta das 12h00 às 19h00 e sábados das 14h00 às 19h00
Encerra domigos e feriados
Entrada livre