Maria Paula Figueiroa Rego nasceu em Lisboa, a 23 de Janeiro de 1935.
Entre 1945 e 1951 estuda na St. Julian´s School em Carcavelos. No ano seguinte, por sugestão de seu pai ingressa na Slade School of Fine Art em Londres onde conhece o artista, ainda estudante, Victor Willing com quem viria a casar e ter três filhos.
Nesta escola recebe o seu 1º Prémio Summer Composition, em 1952.
Em 1957 Paula Rego volta para Portugal, vivendo na Ericeira até 1963, ano em que termina a sua bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. A partir deste ano andará entre os dois países, Portugal e Reino Unido, até 1976, quando fixa residência em Londres.
Em 1983 leciona como professora convidada na disciplina de Pintura da Slade School of Fine Art e em 1988 realiza a sua primeira grande exposição individual na Serpentine Gallery em Londres.
Em 2005, seis litografias da série Jane Eyre (2001-2002) são usadas pela Royal Mail para a Edição de seis selos, no Reino Unido. O romance escrito por Charlotte Brontë, narra a história de uma mulher com um percurso de vida especialmente atormentado, mas ao qual se sobrepõe um carácter forte e determinado, levantando questões sociais como a emancipação da mulher. Este é por certo um dos temas queridos da autora e um dos mais trabalhados. Na mesma linha, Paula Rego fez uma série sobre o aborto na sequência do referendo de 1998 em Portugal.
O universo particular da autora sobrepõe-se aos temas, mostrando a beleza e a fealdade, a dor e o prazer, a humanidade das suas personagens.
Em 2009 abre a Casa das Histórias em Cascais, um museu dedicado à sua obra e do seu marido, Victor Willing, com projeto de arquitetura de Eduardo Souto de Moura.
No mês que corre (Abril/2017) o filme-documentário Paula Rego, Histórias & Segredos, realizado pelo seu filho, é exibido. No âmbito desta estreia, Paula Rego terá também exposições em Londres e Lisboa e a programação de um ciclo de cinema na Cinemateca Portuguesa.
Títulos honoríficos:
No ano de 1990 é convidada para integrar a 1ª Edição do Programa Associate Artist Scheme na National Gallery na mesma cidade e em 1992 recebe o título de Mestre honoris causa em Arte pela Winchester School of Art, Hampshire. Em 1999 recebe dois títulos: Doutora honoris causa em Letras pela University of St Andrews, Fife, Escócia e Doutora honoris causa em Letras pela University of East Anglia, Norwich, Reino Unido; ano 2000 – Doutora honoris causa em Letras pela Rhode Island School of design, EUA; 2002 – Doutora honoris causa em Letras pelo The London Instittute, Reino Unido; 2005 – Doutora honoris causa em Letras pela Oxford University, Reino Unido e Doutora honoris causa em Letras pela Roehampton, Reino Unido; 2011- Doutora honoris causa pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; 2015 – Doutora honoris causa em Letras, University of Cambridge, Reino Unido.
Em 2004 é condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada, concedida pelo Presidente da República, Portugal.
Em 2010 é nomeada Dame Commander of the Order of British Empire pela sua contribuição para as artes pela Rainha do Reino Unido e nesse mesmo ano foi considerada a Personalidade do Ano pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal. Recebe ainda o Prémio Penagos de Dibujo atribuído pela Fundación MAPFRE, Madrid. E em 2013 recebe o Grande Prémio Amadeu Souza-Cardoso (Consagração), Amarante, Portugal. É eleita Membro Honorário do Murray Edwards College, Cambridge, no mesmo ano.
Em 2016 recebe a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa.