Nuno Saraiva nasceu em 1969, em Lisboa.
Como Ilustrador Editorial colaborou praticamente toda a imprensa escrita portuguesa, com destaque para o Expresso, Observador, Público ou TimeOut Lisboa. Com Júlio Pinto criou as séries em BD "Filosofia de Ponta", "Arnaldo o Pós Cataléptico" e a "A Guarda Abília". Nos últimos anos publicou com João Miguel Tavares "A Crise explicada às crianças" (Esfera dos Livros) com versão Grega (Patakis Publications); ilustrou o livro "Caríssimas 40 canções - Sérgio Godinho e as canções dos outros" (Abysmo); "Isto é um Assalto" com Francisco Louçã e Mariana Mortágua (Bertrand) e “Aníbal Milhais - o soldado Milhões”, texto de José Jorge Letria (Pato Lógico).
Desenhou as Festas de Lisboa que animaram arraiais desde 2014 até hoje. Participa na colecção “Sardinha by Bordallo” (Fábrica de Faiança Bordallo Pinheiro) com a sua “Sardinha do Golaço”, comemorativa do feito campeão da nossa selecção no Euro 2016. O seu livro "Tudo isto é Fado!" (Museu do Fado), foi galardoado com o prémio “Melhor livro de BD 2016” (FIBDA). Ganhou o agora regressado concurso a Bolsas de Criação Literária na modalidade BD por despacho do Ministro da Cultura e homologado pelo Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, 2018. É actualmente docente na escola de artes e comunicação Ar.Co onde ajudou a criar vários worshops na area da ilustração, BD e Cinema e na escola LSD, Lisbon School of Design onde coordena um atelier de ilustração digital. Autor das imagens para as festas de Lisboa promovidas pela EGEAC desde 2014, desenvolve agora todo o conjunto de Troféus para as Marchas de Lisboa.
A par das aulas e do atelier dedica-se também à Pintura Mural, tendo já cerca de 6 obras espalhadas pela cidade de Lisboa e arredores.