Após largos meses de trabalho no Atelier do CPS, Jorge Barrote presenteia-nos com novas obras. Durante este período, o artista explorou diferentes técnicas de gravura e litografia, demonstrando a sua excelência no desenho e a riqueza do seu domínio simbólico.
Jorge Barrote no Atelier CPS
“∞”, Gravura, Água-forte, 50 exemplares
As novas criações foram apresentadas na Galeria do CPS no CCB, na exposição “Tempus Arbóreo”, que incluiu também desenhos inéditos em grande escala, e que decorreu de 10 a 25 de Julho.
Jorge Barrote tem vindo a explorar, desde 2015, uma figuração com carácter fantástico e narrativo, entregando-nos um universo de inspiração surrealista, onde o ocultismo e a alquimia estão presentes, e a transfiguração e a metamorfose são temas centrais. Segundo a crítica de arte Maria João Fernandes, exemplo disso é a litografia “As Palavras” que nos dá “uma representação poética da simbiose do humano e do vegetal que alimenta o fluxo inesgotável das palavras e das imagens confundidas num mesmo impulso cósmico”.
Jorge Barrote na inauguração da exposição "Tempus Arbóreo", na Galeria do CPS no CCB
Jorge Barrote é artista plástico, publicitário e diretor criativo; foi galardoado com o Prémio Carreira 2024 pelo Clube de Criatividade de Portugal. Adquiriu a sua formação no IADE, no ARCO e na Sociedade Nacional de Belas Artes e, conta no seu currículo, com um relevante conjunto de exposições individuais e coletivas.