As Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel vão inaugurar no dia 13 de Outubro, a exposição Desafiando o Olhar – Edições do Centro Português de Serigrafia. Uma mostra que traz ao município alentejano 92 obras, de 72 artistas, de 21 nacionalidades, descentralizando e democratizando o acesso à cultura.
Na exposição podem ser apreciadas obras de consagrados como Graça Morais, José de Guimarães, Júlio Pomar, Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny, Noronha da Costa, Ana Vidigal, Leonel Moura, Sofia Areal, Graça Pereira Coutinho e de artistas em ascensão como Jorge Barrote, Filipe Romão, Alice Geirinhas, Mário Vitória, entre muitos outros.
Com esta iniciativa o CPS dá continuidade à sua missão de facilitar o acesso a obras de arte de grande valor, editando, promovendo e divulgando a Obra Gráfica Original de artistas contemporâneos, portugueses e estrangeiros, segundo um modelo editorial eclético e formativo.
De acordo com Maria João Fernandes, crítica de Arte (AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte) e poeta, com a atual mostra o Centro Português de Serigrafia, “permite-nos uma vez mais um olhar abrangente sobre o elenco das suas edições, espécie de ‘museu vivo’ e itinerante que afirma o papel da obra gráfica no mundo atual, em expressões emblemáticas da arte contemporânea, como a Abstração, o Surrealismo, as Novas Figurações ou a Neo Pop-Arte, reveladoras de um imaginário intemporal, que fazem dela um veículo privilegiado de comunicação”.
A exposição vai estar patente até dia 11 de novembro e podem também ser agendadas visitas guiadas, sempre à quarta-feira e mediante marcação prévia.
Inauguração: 13 de outubro, 18h
DESAFIANDO O OLHAR
Edições do Centro Português de Serigrafia
Oficinas de Formação e Animação Cultural
Rua Adeodato Barreto, 7600 Aljustrel | Tel. 284 600 070
Terça a Sexta das 10h às 12h30 e das 14h às 21h, Sábados das 10h às 12h30 e das 14h às 18h30
Patente até 11 de novembro. Entrada livre.