CPS lança a sua primeira edição NFT com o artista Leonel Moura
Maio 18, 2021

CPS lança a sua primeira edição NFT com o artista Leonel Moura

“Machine Beauty” marca a entrada do CPS no novo mercado de arte digital e da criptomoeda

Leonel Moura é o autor da primeira edição NFT do Centro Português de Serigrafia intitulada “Machine Beauty”.


NFT (Non Fungible Token) baseia-se na nova tecnologia blockchain usada nas moedas virtuais, que certifica a obra de arte no meio digital como objeto singular e inviolável. Tem por isso suscitado grande interesse junto dos colecionadores e investidores em arte.


A série “Machine Beauty” foi realizada pelo artista com base num algoritmo de Inteligência Artificial (IA), uma das características da obra de Leonel Moura, pioneiro em Portugal nas relações da arte com a IA e a robótica.


A edição é limitada a 17 exemplares, sendo cada exemplar único e apresentado sequencialmente, com versão virtual e física, sendo esta numerada e assinada pelo artista.


A aquisição da obra é feita em moeda virtual Ethereum na maior plataforma de NFTs do mundo, a Open Sea, através deste link.


Para realizar a aquisição é necessário ter uma wallet (carteira) ou abrir uma, seguindo as indicações da Opensea.

 

O CPS acordou com o artista um valor favorável aos Sócios CPS, principais destinatários desta edição.


Acesso à obra “Machine Beauty I” aqui

Acesso à obra "Machine Beauty II" aqui

 

 


Leonel Moura

Leonel Moura, Lisboa 1948, é pioneiro na aplicação da Robótica e da Inteligência Artificial na arte. Desde o princípio do século criou vários robôs pintores. Outras obras incluem instalações interativas, obras generativas, 3D, Realidade Aumentada, pinturas e esculturas de “enxame” e a peça de Teatro RUR de Karel Capek, com 3 robôs atores, estreada em São Paulo em 2010.
O Robotarium, inaugurado em 2007, descrito como um zoo para robôs, foi o primeiro do género no mundo. Recentemente expôs no Grand Palais em Paris e no Museu UCCA em Pequim.
Foi nomeado Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação pela Comissão Europeia.