Cruzeiro Seixas homenageado pelo CPS e por Marcelo Rebelo de Sousa
Março 8, 2018

Cruzeiro Seixas homenageado pelo CPS e por Marcelo Rebelo de Sousa

No dia 6 de Março teve lugar na Sede do Centro Português de Serigrafia, uma homenagem a Mestre Cruzeiro Seixas que incluiu o lançamento e apresentação do Catálogo de Obra Gráfica e Múltiplos de Arte do artista, uma obra produzida com o apoio exclusivo da Caixa Geral de Depósitos.

 

 

 

O evento contou com a presença do artista e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que presidiu à cerimónia.

 

A apresentação do livro esteve a cargo de Maria João Fernandes (AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte) e de Tomás Paredes, Presidente da Associação Espanhola de Críticos de Arte, que contextualizaram o percurso e a obra do artista.

 

"As pinturas e desenhos do artista e poeta Artur Cruzeiro Seixas (n. em 1920) formam, segundo o eminente historiador de arte Hellmut Wohl, 'o maior, o mais coerente e o mais significativo conjunto de expressão surrealista, feito por um artista português'. A sua imaginação criadora está patente no conjunto pela primeira vez reunido da sua obra gráfica, uma grande parte resultante de edições do Centro Português de Serigrafia nos últimos 32 anos, com o qual tem mantido ao longo do tempo histórica colaboração. O livro abre com um texto do artista e revela-nos um universo muito particular e também o imaginário contemporâneo, os sonhos e os fantasmas de toda uma civilização. A arte de Cruzeiro Seixas, artista poeta, acha uma lógica no fluxo aparentemente desordenado do inconsciente, dando-lhe uma expressão de alto valor estético, na originalidade e profundo conteúdo simbólico das suas representações." Maria João Fernandes

 

Data de 1986 a primeira Serigrafia de Cruzeiro Seixas editada pelo CPS à qual se seguiram muitas outras, tornando-o o artista mais editado pelo Centro. O livro destaca as edições de Obra Gráfica efetuadas pelo CPS, como editor, ou simplesmente enquanto impressor, e também inclui todas as obras que foi possível reunir de outros editores e entidades. A este conjunto acrescentam-se outros múltiplos de arte, incluindo álbuns, livros de artista e projetos de escultura.

 

O livro atualmente editado pelo CPS que reproduz cerca de 300 obras, constitui uma preciosa referência, enquanto catálogo, para a compreensão do universo de Cruzeiro Seixas, e simultaneamente da galáxia surrealista, da qual, no plano nacional e internacional, ele é um dos mais altos representantes.

 

Exposição de obras do artista

No contexto da homenagem, o CPS tem em exposição e até 31 de Março, um conjunto de obras de Cruzeiro Seixas, representadas no catálogo, gravuras, serigrafias e colagens representativas do seu universo plástico e poético.

 

CPS Sede

Rua dos Industriais, 6  Lisboa

Até 31 de Março de 2018. Entrada livre.