João Galrão

Fascínios da Forma e Sortilégios da Cor

Abril 20, 2023 - Abril 30, 2023
CPS no CCB

Com o título «Fascínios da Forma e Sortilégios da Cor», inaugura a 20 de abril, quinta-feira, às 18h, na Galeria do Centro Português de Serigrafia no Centro Cultural de Belém, uma exposição de serigrafias e de esculturas originais recentes, do artista João Galrão

Artista visual multidisciplinar, cujo trabalho se estende ainda à fotografia, instalação e performance, João Galrão expõe desde 1996 em Portugal e em países como França e Espanha.

 

Na presente exposição, quer nas últimas serigrafias editadas pelo CPS, como no conjunto de esculturas, o artista explora a tridimensionalidade desenvolvendo a sua gramática que, segundo o historiador e curador Rui Afonso Santos, funde os limites da escultura com os da pintura, que parece libertar-se e emergir para fora do suporte.” 

Se nos primeiros trabalhos se assiste claramente a uma celebração da cultura pop, com recurso a uma linguagem mais psicadélica, nas obras mais recentes, “desenhando com X-Ato, João Galrão recorta minuciosamente desenhos simulando vistas de interiores. Estes interiores utópicos são o imaginário e o espaço sonhado do nosso confinamento, observando e refletindo o mundo através, e para além, da janela”, acrescenta ainda o historiador. 

 

Já a crítica de arte Maria João Fernandes escreve sobre as suas serigrafias: “Flowers of My Garden (Van Gogh Tribute) corresponde a um diálogo com o intemporal motivo dos girassóis de Van Gogh. As cores da famosa pintura original do pintor de Arles diluem-se aqui em tons neutros para melhor sobressair o vertiginoso e rodopiante movimento das linhas. Na serigrafia Silent Night o artista desenvolve, com a mesma linguagem, uma atmosfera sugestiva dos mistérios e ambiguidades da noite, com realce para uma das suas criaturas mais emblemáticas, o mocho, que sobressai da dança vertiginosa dos traços envolventes.”

 

Inauguração: 20 de março, 18h

Facebook event

 

JOÃO GALRÃO
FASCÍNIOS DA FORMA E SORTILÉGIOS DA COR
Galeria do CPS no CCB - Centro Cultural de Belém
Praça do Império, Lisboa
Todos os dias das 10h às 19h
Patente até 30 de Abril. Entrada livre.