Prémio Arte Jovem 2019

Set. 19, 2019 - Out. 4, 2019
CPS Sede

 

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) inaugura no dia 19 de Setembro a exposição dos trabalhos dos candidatos selecionados do Concurso-Prémio Arte Jovem Millennium bcp 2019. O Júri desta edição - constituído por Daniel Silvo González, Cristiana Tejo e Gwen Farrelly – selecionou, de entre as 105 candidaturas recebidas, dez artistas para apresentarem as suas peças.

A exposição decorrerá na Sede do Centro Português de Serigrafia que, como parceiro, acolheu esta iniciativa, local onde serão também apurados os vencedores dos dois prémios Arte Jovem 2019.

O concurso visa dar a conhecer as propostas dos artistas que acabam de entrar no mundo da arte, contribuindo para uma visão mais alargada da produção artística nacional, bem como criar a oportunidade de realizar uma primeira exposição de apresentação de trabalho, com respetivo acompanhamento curatorial, vendas e catálogo. É possível, assim, propor uma dinâmica mais competitiva entre escolas e o mercado da arte, criando novas possibilidades de aquisição por colecionadores e investidores em novos artistas.

 O primeiro prémio será uma residência no Atelier Solar em Madrid e o segundo prémio será uma residência artística no Centro Português de Serigrafia, onde o premiado aprofundará questões relacionadas com as várias técnicas de impressão.

 O prémio da edição 2019 conta o apoio da Fundação Millennium bcp e do Centro Português de Serigrafia.

 

Os artistas selecionados para a exposição da edição do Concurso-Prémio Nacional Arte Jovem 2019 são :

Fábio Colaço (FBAUL), Poliana de la Barba (FBAUP), Fátima Frade (Ar.Co), Fábio Araújo (FBAUP), José Sottomayor (FBAUL), Rodrigo Rosa (ARCO) Maria Bernardino (ESAD-CALDAS DA RAINHA), Manuel Fonseca (FBAUL), Joana Aparício Tejo (FBAUL), Axelle Camille (ESAD-CALDAS DA RAINHA).

 

O CDAP lançou, pela primeira vez em 2016, o concurso nacional Arte Jovem dirigido a alunos dos cursos de artes visuais finalistas ou que tenham terminado os cursos nos dois anos anteriores.

O CPS premiou na edição de 2018 - o primeiro ano em que se constituiu parceiro - a artista Beatriz Coelho, de cuja residência no Atelier CPS resultou o trabalho recentemente apresentado "Tick Tack (Slowness)", uma edição de serigrafia intervencionada com pintura e colagem.

 

Inauguração: 19 de Setembro, 18h00 

Centro Português de Serigrafia
Rua dos Industriais 6 1249-023 Lisboa 
Horário da exposição: 9h30 - 19h30
Patente até: 4 de Outubro