Juan Sebastián Carnero

Puentes y Visiones

Abril 10, 2019 - Maio 5, 2019
CPS no CCB

 

Inauguração: 10 de Abril, 18:30

 

Na galeria do Centro Português de Serigrafia no CCB (Centro Cultural de Belém, loja 7 – Praça do Império, 1449-003 Lisboa) inaugura a 10 de Abril, pelas 18h30, uma exposição de Linogravuras recentes do artista argentino Juan Sebastián Carnero.

A mostra que estará patente até 5 de Maio, inclui a apresentação das edições resultantes da sua residência artística no Atelier CPS, em Lisboa, cidade que inspirou estes trabalhos. Carnero, exímio na técnica da linogravura de matriz perdida, afirma no atual conjunto de gravuras, um estilo onde a figuração é depurada geometricamente quase até à abstração e aliando à atenção aos detalhes, o cuidado e minucioso tratamento das superfícies e um apurado sentido da perspetiva e das harmonias cromáticas entre tons frios e quentes de grande efeito poético. A ligação a Lisboa está bem patente em trabalhos como: À Beira-Mar, Perceção de Colina ou Sete Ventos.

Afirma-se no conjunto, segundo a crítica de arte Maria João Fernandes (A.I.C.A. Associação Internacional e Críticos de Arte) “uma atmosfera poética e surreal com um toque de arte metafísica por exemplo nas figuras estáticas que se perfilam enigmaticamente em Sete Ventos e a presença de uma geometria simbólica numa explosão labiríntica de formas sugestivas e ambíguas evocando o universo de Escher, um outro expoente da arte contemporânea”.

Criações de um verdadeiro Mestre da obra gráfica internacional que agora podem ser apreciados e até 5 de Maio na Galeria do CPS do Centro Cultural de Belém.

 
13 de Abril (16h-18h) - O artista convida os visitantes da exposição a experimentarem a técnica da Linogravura

Centro Português de Serigrafia no CCB

Centro Cultural de Belém, loja 7
Praça do Império 1449-003 Lisboa
Tel. 213 162 175   /  Horário: todos os dias das 10h às 21h.

Evento no Facebook 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Juan Sebastián Carnero (1981, Buenos Aires, Argentina) artista gravador, ilustrador e professor universitário de gravura em Buenos Aires, estudou na Fundação Gutenberg entre 2004 e 2006, no Instituto de Artes Visuais de Lomas de Zamora entre 2000 e 2007 e na IUNA (Licenciatura em Artes Visuais) entre 2008 e 2010). Expõe desde 2001 em mostras no seu país e internacionalmente.

Em 2014 participou em Tarragona, Espanha, no XXXV Congresso de ex-libristas.

É investigador em gestão de cor na gravura em relevo.

Ganhou Prémios de aquisição nos Museus Petorutti, Artémio Alisio, Sivorí e Roverano. Realizou diversas exposições individuais na Argentina, Espanha e Portugal. Participou em dezenas de exposições coletivas.

Foi selecionado e convidado para mostras na Argentina, na China, na Dinamarca, em Espanha, em França, em Itália, no México, no Panamá, em Portugal, na Roménia, na Rússia e em Taiwan.

Tem obras em coleções da Argentina, da Austrália, da Catalunha, de Espanha, dos Estados Unidos da América, de França, de Portugal e da Suíça. Realizou gravuras e ilustrações na Alemanha, na Polónia e na Sérvia. Dirigiu cursos de gravura e ex-libris em Barcelona, (Catalunha), Galiza (Espanha), Porto (Portugal), (Catalunha), Galiza (Espanha), Porto (Portugal), Valparaíso (Chile), Califórnia (EUA) e Lisboa.

Em Fevereiro de 2019, foi um dos artistas convidados pela Body & Soul, Berlin Artist Magazine, para a criação de uma obra a celebrar 50 anos da música "Give Peace A Chance" composta por John Lennon.

Tem uma gravura editada pela Associação de Gravura da Amadora. As atuais edições foram uma iniciativa do Centro Português de Serigrafia em Lisboa (Portugal).