Paula Rego

Gravuras e Litografias

Maio 25, 2017 - Jun. 17, 2017
CPS Sede

 

Inauguração com Atelier Aberto: 25 de Maio, 18:30 

 

Uma importante exposição de gravuras e de litografias da consagrada artista portuguesa Paula Rego inaugura a 25 de Maio pelas 18:30 na Sede do Centro Português de Serigrafia (Rua dos Industriais, nº 6 em Lisboa Tel. 213 933 260), ficando patente até 17 de Junho.

Durante a inauguração, o Atelier CPS de Serigrafia, Gravura e Litografia estará aberto ao público visitante.

Na mostra estão representadas obras das conhecidas séries Pendle Witches (1996), After Hogarth (2000) e Jane Eyre (2001-2002). O eminente crítico e historiador de arte inglês Tomas Gabriel Rosenthal (1935-2014), realça a importância das séries na sua gravura e acentua o lado narrativo, quer da pintura, quer da gravura da artista, o seu forte conteúdo erótico, o sentido de humor e a provocação que são a sua imagem de marca.

Um humor que, segundo a poetisa e crítica de arte Maria João Fernandes, “transfigura a crueldade de maior parte das cenas que reproduzem uma comédia humana vista ao seu particular e genial modo.” A tudo isto acrescentam-se, ainda segundo a mesma crítica: “uma mestria plástica incomparável, um agudo sentido de crítica social e uma invenção transbordante que nos deixa sempre na expectativa e no desejo de mais e mais criações que nunca se esgotam. Como não se esgota a humana capacidade de sofrer e aprender com o sofrimento, uma espécie de via-sacra de sentido profano onde toda a humanidade parece ser crucificada, só que no caso de Paula Rego não se vislumbra qualquer redenção apenas um sacrifício sem amanhã, onde ninguém está isento de culpa e todos são condenados.”

Uma notável exposição que nos transporta ao centro do universo de uma das mais extraordinárias artistas da atualidade para nos colocar os enigmas sem decifração aparente de uma intemporal condição humana.

 

 Artistas internacionais de referência

O Centro Português de Serigrafia tem-se notabilizado não apenas como editor de obras de arte de artistas contemporâneos de dimensão nacional e internacional, mas também como divulgador de edições de referência internacional como aconteceu com as exposições que realizou de Picasso, Dalí, Miró, Tàpies, Manolo Valdés, Joseph Beuys, Le Corbusier ou Mimmo Rotella, entre outros e, como é agora o caso, desta exposição que por sua iniciativa, divulga em Portugal um magnífico conjunto da obra gráfica de Paula Rego, uma expressão cultivada com grande continuidade pela pintora portuguesa há muito radicada em Londres.

A entrada é livre e não será possível a aquisição, uma vez que as gravuras e litografias foram apresentadas em pré-venda aos Sócios CPS, encontrando-se integralmente esgotadas.

 

 Atelier CPS aberto durante a inauguração

O Atelier CPS - de Serigrafia, Gravura e Litografia - situado no nº. 15 da mesma rua, estará aberto ao público visitante, durante a inauguração.

Com esta iniciativa, o CPS pretende relevar a importância criativa e técnica destas expressões, no âmbito da defesa e valorização que tem vindo a efetuar desde 1985 em prol da Obra Gráfica.

Atelier CPS

  

Centro Português de Serigrafia (Sede)

Rua dos Industriais, 6   1249-023 Lisboa
Tel. 213 933 260

Horário: Seg-Sex das 9:30 às 19:30; Sáb. das 14:00 às 19:00

ver no Google Maps