Maria Bernardino (Macau,1992) vive e trabalha em Lisboa. Estudou na ESAD-CR de Caldas da Rainha e no Ar.Co. Desde 2013 tem exposto o seu trabalho regularmente e participado em diversas residências artísticas. O seu trabalho utiliza diferentes médiuns, tais como o desenho, a escultura, o vídeo, e mais recentemente a escrita. Interessa-se por diferentes assuntos como: o poder mágico apreendido de diferentes povos e culturas, métodos terapêuticos e formas alternativas de encontro com o outro. Colabora de momento com a artista Luísa Abreu no projeto Didático Obscuro, projeto onde as artistas questionam o ato de jogar e o jogo enquanto prática artística.
Em 2019 vence o Prémio Arte Jovem - Centro Português de Serigrafia e realiza uma residência artística no Atelier CPS onde cria a Série Zodiac, uma edição composta por 36 gravuras dedicadas à temática do zodíaco.
"Zodiac foi realizado ao longo duma viagem de descoberta dos elementos que compõem o horóscopo: afinidades (tendências de cada signo), aspectos (distâncias entre os ângulos de cada planeta), planetas (que vivem em paralelo com os signos), casas (que voltam a dividir o céu do mapa astrológico) e a linha do horizonte (de onde emerge o ascendente, que torna o mapa preciso). Entre a liberdade interpretativa e a herança duma longa tradição regida por elementos matematicamente exatos, Zodiac é o resultado da viagem que procura ser semelhante à tarefa do astrólogo — interpretar, dar o tom de forma intuitiva e inspirada, jogando com o campo de possibilidades existente no universo astrológico." Maria Bernardino, Dez2021
Centro Português de Serigrafia © 2025
Muito obrigado por se inscrever na newsletter do CPS