Nasceu em Bilbao em 1996.
Licenciou-se em Artes pela UPV/EHU e é mestre em Obra Gráfica pelo Centro Internacional de la Estampa Contemporánea – CIEC. Complementou ainda a sua formação com vários seminários sobre arte contemporânea e gráfica na Fundação BilbaoArte.
“A sua prática artística está ligada, através do desenho e do grafismo, à memória e a uma constante revisão da identidade, onde o ambiente e a experiência assumem especial interesse. Atualmente o seu trabalho expressa-se em impressões de ponta seca de pequeno formato e narrativa aberta” (projeto ace, Argentina).
Irati combina o seu trabalho artístico, com a realização de workshops em que apresenta e ensina diferentes técnicas de gravura, nomeadamente no Basque Design Center – centro de desenvolvimento para a indústria de moda, economia regenerativa e biodesign, e como técnica de oficina no Print Lab do mesmo centro.
O seu trabalho foi selecionado por diversas vezes em certames como: XVII Prémio Internacional de Arte Gráfica Jesús Núñez; Prémio Internacional de Gravura Castilla- La Mancha; XIII Prémio de Gravura e Vinho Pedro Vivanco e XXII Prémio de Gravura San Lorenzo de el Escorial, onde recebeu uma Menção Honrosa. Tem participado em diversas exposições nacionais e internacionais como “Referente” na 9ª Trienal da Gravura de Sofia; a III Semana Profissional da Arte de Oviedo; “A Terra quer ser o Céu”, Arrieta; Basquegraphia. Diálogos Luso-Vascos em Lisboa; Memento Mori – Projeto de Gravura Contemporânea Internacional, em Praga, Barcelona, Cidade do México e Sérvia; “Sem Rumo Fixo”, Ensaios de Gravura Contemporânea.
No ano de 2023, junto com outros três artistas da área gráfica, formou o coletivo “White Wally”, com o qual participou na XII edição da FIG Bilbao. Recebeu o Prémio- Residência promovido pelo CPS, no âmbito da última edição FIG Bilbao.
Foto: Joselure