Ema Berta
Portugal

Ema Berta

Nasceu em Sintra em 1944.

Realizou estudos na Universidade de Filologia Germânica e completou a licenciatura em Artes Plásticas – Pintura na ESBAL.

Foi membro da Direcção da SNBA de Lisboa durante 5 anos e foi Professora de Design e Artes Decorativas na Escola Superior de Arte e Design e Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo.

A partir do final da década de 1990 viveu alternadamente em Lisboa e em Paris, tendo-se fixado nesta última cidade entre 2003 e 2010.

 

Expôs individualmente desde os anos 80, em galerias e espaços institucionais, principalmente em Portugal e França, entre as quais: Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Sintra; Galerie de La Maison de l’Europe, Paris, França; Palácio Nacional de Mafra; Galeria do Consulado de Portugal em Toronto, Canadá; Museu da Água EPAL, Lisboa; Galerie E.C., Paris, França.

Em 2004 realizou um painel de azulejos para cobrir o viaduto Algueirão/Mem-Martins, Portugal.

Coletivamente, participou em várias exposições em Portugal, França e Brasil, a salientar: Bienal de Cerveira, Vila Nova de Cerveira; II Bienal de Arte dos Açores e Atlântico, 1987; Convidada para a Bienal de Heidelberg, Alemanha, 1990; Colectiva Galeria de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil, 1994; Grande Prémio BANIF, Lisboa, 1995; FIAC 97, Paris, França, 1997; O Lugar do Desenho, Museu de Estremoz, 1998; Sensibilidades Femininas, Palácio Foz, Lisboa, 1998; Natividade para um Retábulo, Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa, 2000; Tema Espírito Santo, Torre do Tombo, Lisboa, 2003. Em 1980 recebe uma Menção Honrosa do Salão de Outono – Estoril.

 

A sua obra encontra-se representada nas seguintes coleções: I.C.E.P.- Berlim, Alemanha; Caixa Geral de Depósitos, Lisboa e Paris; Banco de Portugal; Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, Açores; Museu Municipal de Sintra; Museu Municipal da Figueira da Foz; Museu do Desenho, Estremoz; Museu da Água da EPAL, Lisboa; Consulado de Portugal, Toronto, Canada, entre outras.

Em Setembro de 2017 foi anunciada a doação de diversos óleos sobre tela e esboços da artista, ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves.

 

Faleceu em 2021, Cascais.