Juan Escudero
Nov. 26, 2023

Juan Escudero

O mágico e azul oceano das linhas

A mais recente gravura "Atlântico" de Juan Escudero, resultante de uma residência no CPS, foi galardoada como Prémio Aquisição BBVA no prestigiado FIG Bilbao - Festival Internacional de Gravura que decorreu no Palácio Euskalduna em Bilbau (23 a 26 Nov) e que recebeu mais de 10.000 visitantes.

 

António Prates, fundador do CPS e João Prates, diretor do CPS, junto à obra premiada de Juan Escudero na Fig Bilbao, Palácio Euskalduna, Bilbau 2023

 

A gravura, resultante de uma matriz de cobre totalmente desenhada pelo artista, revela um meticuloso trabalho de apuro técnico, além de grande sensibilidade cromática.

Na obra, as (muitas) linhas que sugerem ondas, ganham vida e luminosidade, reconstituindo o movimento, a fluidez e, simultaneamente a densidade, do oceano Atlântico.

 

Juan Escudero no Atelier CPS

   

Clique aqui para adquirir o seu exemplar

 

 

Sobre o artista:

Juan Escudero licenciou-se em Pintura, nas Belas Artes da Universidade do País Basco, disciplina que acabou por abandonar. Veio a regressar às artes plásticas através do desenho em 2011 e imergir na gravura a partir de 2017. A partir de 2018, participou em diversas exposições com trabalho realizado em gravura, tendo já recebido inúmeros prémios, sendo os últimos: Primeiro Prémio - XVIII Prémio Internacional Jesús Núñez de Arte Gráfica (Espanha); Prémio de Aquisição BBVA na FIG Bilbao para "Atlântico” (Espanha); Primeiro Prémio V Concurso Internacional de Gravura José Guadalupe Posada (México); Prémio Mérito - Exposição Internacional de Gravura Bienal (Taiwan).