Integrado no prestigiado FIG Bilbao – Festival Internacional de Gravura que decorre no Palácio Euskalduna em Bilbau de 23 a 26 de novembro, o CPS - Centro Português de Serigrafia marca novamente presença na 12ª edição do evento que tem previstos mais de 10.000 visitantes.
O CPS apresenta as suas edições recentes mais significativas e de justificada projeção internacional, entre as quais se integram a primeira serigrafia de Pedro Cabrita Reis da série Flores de Cacto e duas gravuras de Álvaro Siza Vieira. Do mesmo arquiteto, fruto da colaboração com o CPS, é apresentada, no stand da Embaixada de Portugal, a exposição individual Desenhos, uma mostra com cerca de 20 trabalhos criados entre 1989 e 2022, que pretende dar a conhecer a profícua obra de desenho de Siza Vieira no contexto da celebração dos seus 90 anos.
O CPS apresentará ainda no evento, obras inéditas de Federico Echevarría Sainz, Charlotte Massip, Christine Enrègle, Hervé Di Rosa, Juan Carnero, Juan Escudero, Marçal e Urtzi Urkixo.
Pedro Cabrita Reis, "Flores de Cacto (vermelha)", serigrafia, 2023
Álvaro Siza Vieira, S/ Título, gravura, 2023
Em expositor estarão representados os artistas: Amélia Soares, Andrés Alcántara, Attilio Chien, Engrácia Cardoso, Francisco Vidal, Gabriel Garcia, Gerardo Rueda, José de Guimarães, Kruella D’Enfer, Luis Gordillo, Luis Feito, Margarida Lourenço, Mónica Fuster, Niurka Bou, Pedro Calapez, Pedro César Teles e Xavier.
A participação do CPS na FIG BILBAO assinala um percurso de 38 anos enquanto editor de arte português, num contexto internacional de grande prestígio. As edições CPS são uma marca de inquestionável qualidade e representam um contributo essencial para a divulgação e a promoção da arte, junto de um público cada vez mais vasto.
FIG Bilbao – Festival Internacional de Gravura e Arte em Papel
Palácio Euskalduna, Bilbau
De 23 a 26 de novembro
www.figbilbao.com