Print Temps - Performance de Regina Frank
Abril 28, 2023

Print Temps - Performance de Regina Frank

4 de Maio, 18h, Biblioteca Nacional de Portugal

Regina Frank apresenta, no encerramento da exposição O Tempo das Imagens IV. Edições recentes do Centro Português de Serigrafia (em exibição na BNP até dia 6 de maio), a performance PRINT TEMPS.

 

A performance aborda a história do livro e a ascensão das tecnologias de inteligência artificial (IA) durante a "primavera" de uma nova era. Usando uma combinação de som, narrativa e projeção, Frank traz à vida a história fascinante e muitas vezes negligenciada de como a linguagem escrita e visual evoluiu ao longo do tempo.

 

Assim, Regina Frank convida o público a uma viagem através dos séculos, desde o período medieval, quando os monges copiavam meticulosamente a Bíblia, movendo-se, em seguida, para a era da impressão, explorando como a produção em massa dos livros revolucionou o acesso ao conhecimento e às ideias, e como a criação de imagens evoluiu, em paralelo com a palavra escrita, na arte da gravura, na fotografia e nos media na cultura visual.

 

Por fim, Frank conclui a sua performance com a ascensão da Inteligência artificial e as implicações que ela tem para a criação de imagens e textos, convidando o público a refletir sobre as implicações éticas de uma arte e literatura geradas por IA e o que isso significa para o futuro da criatividade humana.

 

Regina Frank é uma artista alemã que trabalha principalmente com texto e instalação e performance têxtil. Desde 1989, foi pioneira em combinar arte performativa com tecnologia, integrando a Internet e instalações interativas de softwares sociais. As suas performances e instalações lidam com questões sociais e político-sociais e vinculam os media digitais a textos tradicionais transformados em têxteis.

 

PRINT TEMPS

Performance de Regina Frank

4 de Maio - 18h

Biblioteca Nacional de Portugal, Piso 1 - Sala Circular
Campo Grande 83, Lisboa