Exposição «Mulheres Saramaguianas» com edições CPS apresentada em Leipzig
Março 19, 2022

Exposição «Mulheres Saramaguianas» com edições CPS apresentada em Leipzig

A exposição integra o programa oficial do Centenário de José Saramago

A exposição «Mulheres Saramaguianas», que integra o programa oficial do Centenário de José Saramago, foi apresentada pela primeira vez no dia 17 de março na Haus des Buches (Casa do Livro de Leipzig), no âmbito da Feira do Livro de Leipzig, Alemanha – cuja edição de 2022 tem Portugal como país convidado.

 

«Mulheres Saramaguianas» apresenta uma edição especial de serigrafias e gravuras inéditas de artistas portugueses, acompanhadas de textos, também eles inéditos, de escritoras de língua portuguesa, com tiragem limitada. O projeto resulta da parceria entre a Fundação José Saramago com o Centro Português de Serigrafia.

 

O projeto

Blimunda, Gracinda Mau-Tempo, Joana Carda, Maria Sara, a Morte e a Mulher do Médico são o ponto de partida para a realização do projeto. Valoriza-se nelas a chamada sobrevida da personagem, indo além das páginas da ficção em que surgiram e favorecendo novos olhares sobre estas mulheres, das quais dizia Saramago serem «o ser humano inteiro».

 

Seis artistas portugueses de várias gerações e territórios artísticos responderam a este desafio: Ana Romãozinho, Graça Morais, Joana Villaverde, José de Guimarães, Manuel João Vieira e Miguel Januário assinam trabalhos inéditos, cada um deles tendo como mote uma das mencionadas personagens.

 

 Graça Morais

 

 José de Guimarães

 

 

 Manuel João Vieira

 

 Ana Romãozinho

 

 

 Miguel Januário

 

 Joana Villaverde

 

 

Em igual número, escritoras de língua portuguesa reinterpretam  as seis figuras: Adriana Lisboa, Ana Luísa Amaral, Ana Margarida de Carvalho, Djaimilia Pereira de Almeida, Dulce Maria Cardoso e Lídia Jorge aprofundam, com os seus textos, a reinvenção artística do rosto e do corpo das personagens.

Serão editados 100 conjuntos das “Mulheres Saramaguianas”, mais os correspondentes textos de acompanhamento. 

 

Coordenação do projeto: Carlos Reis
Curadoria: Ana Saramago Matos

Editor: Centro Português de Serigrafia