Descubra o artista: Jan Voss
Set. 28, 2021

Descubra o artista: Jan Voss

Jan Voss é um dos mais proeminentes e reconhecidos artistas alemães da atualidade e que o CPS teve o privilégio de editar.

 

Pertenceu ao grupo KWY, do qual fizeram também parte os artistas portugueses Lourdes Castro, René Bertholo, António Costa Pinheiro, João Vieira, José Escada e Gonçalo Duarte e o búlgaro Christo.

 

René Bertholo, Gonçalo Duarte, José Escada, Lourdes Castro, Costa Pinheiro, João Vieira, Jan Voss e Christo.

 

Com uma denominação que incluía três letras ausentes do alfabeto português, KWY (que poderá também significar Ká Wamos Yndo), o grupo formou-se em torno de uma revista de artes plásticas e literatura, com o mesmo nome, publicada em Paris entre 1958 e 1964, de tiragem limitada e fabrico caseiro, que é hoje uma importante preciosidade bibliográfica.

 

O grupo KWY foi um grande impulsionador da abertura da arte portuguesa ao contexto internacional, que mereceu uma importante exposição retrospetiva no Centro Cultural de Belém em 2001 e no Museu da Fundação de Serralves, no Porto, em 2015.

  

Jan Voss, "Pignon sur Rue", Serigrafia 56 x 76 cm, 2008. Edição CPS de 99 exemplares numerados e assinados.

 

A obra de Jan Voss reflete uma eterna procura da ordem, na própria criação da ordem, em oposição a um movimento perpétuo, caótico e complexo. Tanto pode transmitir uma enorme tranquilidade como uma poderosa vibração com cores saturadas.

 

Jan Voss, S/ Título, Gravura, 71 x 90,5 cm, 2008. Edição CPS de 47 exemplares numerados e assinados.

 

O artista tem realizado exposições nos mais importantes museus de arte contemporânea e está hoje representado nas principais coleções mundiais como o MoMa - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque ou o Museu de Arte Moderna de Paris.

 

Fotos: Jan Voss no Atelier CPS em 2008