Sail Against Plastic
Jun. 3, 2018

Sail Against Plastic

A Message from the Artic

O CPS uniu-se ao Sail Against Plastic, um projecto multidisciplinar que reúne cientistas, artistas, fotógrafos e cineastas numa expedição – A MESSAGE FROM THE ARTIC - para desvendar a ameaça da poluição invisível no Oceano Ártico.

 

Disponibilizámos o Atelier CPS a um dos membros da expedição, Flávia Pinto, artista e printmaker portuguesa, ativista e designer na expedição, para a concretização de algumas obras cujas vendas realizadas pela Sail Against Plastic, revertem para o projeto ecológico.

 

O resultado desse colaboração materializou-se em duas gravuras e uma litografia em duas variantes de papel, conjunto que bem ilustra a missão desta viagem ao Ártico.

 

A ameaça é real

Nós vimos – eu vi – cordas de poliéster ao pé de um urso polar. Plásticos a flutuar junto de glaciares. Tampas de garrafas e restos de cotonetes em praias nunca antes habitadas. Baleias, morsas, e andorinhas do Ártico. Renas a pastar em praias sujas de beatas.

Este lixo não desaparece, por mais que se desfaça em partículas mais pequenas. Está em todo o lado, em todos os oceanos, e onde nunca foi deitado fora. E nós trazemos uma mensagem do Norte do globo: a responsabilidade é global, como o são as consequências. Há que trabalhar em conjunto, por tudo e por todos.

Flávia Pinto

 

Acompanhe o trabalho da Sail Against Plastic

No FACEBOOK

No INSTAGRAM