Elsa Garcia
Nov. 1, 2016

Elsa Garcia

Curadora Convidada

Diretora da Revista Umbigo, jornalista e curadora, Elsa Garcia inaugura o segmento Guest Curator do CPS. Partindo do conceito Poetry and Dream, escolheu no vasto espectro de obras do CPS, as edições mais relevantes que integram a temática.

 

POETRY AND DREAM

O sonho, tal com a poesia são parte integrante da história de arte. Para esta seleção tomámos como conceito a forma como a coleção da Tate Modern foi organizada em 2012 em que uma das salas, cujo tema é o da nossa mostra, agrupava não só artistas surrealistas, como fotomontagens, slideshows e uma escultura de Joseph Beuys.

Concebemos uma seleção de artistas com uma afirmação plural no contexto nacional que se cruzam com nomes como Salvador Dalí colocados em diálogo com artistas não tão influentes mas cujo valor artístico é mensurável pela sua estética e conceito. A partir da criação do movimento surrealista – do termo sur le réel –, nascido em Paris no início do século XX, a delimitação entre o sonho e realidade tornou-se ténue.

Subconsciente e irracionalidade são transpostos para o universo pictórico através de um sonho agregador de significados e ideias dificilmente descodificadas pelo espectador. É nesta relação encriptada entre a imagem, o seu criador e o observador, que a poesia acontece. 

Elsa Garcia