Mário Vitória

Corpus Hermeticum de Luz

Maio 18, 2023 - Jun. 1, 2023
CPS no CCB

O CPS - Centro Português de Serigrafia inaugura no próximo dia 18 de maio, às 18h, na galeria do Centro Cultural de Belém, a exposição “Corpus Hermeticum de Luz” do artista Mário Vitória.
 
O presente evento é o sétimo e último de um ciclo expositivo que decorreu ao longo de 2022 e 2023*. No contexto, será apresentada a nova Serigrafia do artista, editada pelo CPS, “Foi-vos dito vós sois Deuses” que é a imagem simbólica de todas as partes deste grande ciclo de exposições.

 

A exposição no CPS conta com obras provenientes desse ciclo, entre outras obras de coleções particulares e serigrafias editadas pelo CPS.

    

Nas palavras do artista:

Esta exposição não é um tratado antropológico, religioso, filosófico ou científico, é antes uma montra útil de metáforas, alegorias, “artedevertências”, poemas e posicionamentos que pretendem intrigar e ampliar as consciências, perante o cenário mais actual de pandemias e guerras. Propõe um contacto possível com elixires profundos da alma. A hipótese atrevida de evidências que narram uma energia particular em cada um de nós, proporcional àquela que faz movimentar os planetas ou segura as estrelas no firmamento. Perante os estilhaços de guerra são estas imagens de leveza que activamente se propõem a partir de vários momentos da exposição em vários locais da sua itinerância. Imagens de planetas suspensos, montanhas leves, cristos vivos, rochas falantes, vazios essenciais, fusão de mundos, arcos de integração, geometrias sussurrantes.

 

Natural de Arganil, Mário Vitória (n. 1983) é Mestre em Práticas e Teorias do Desenho pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Sobre a sua obra já escreveram vários autores da cultura portuguesa, como José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares ou Ana Zanatti. Mário Vitória está representado em inúmeras coleções oficiais e particulares, nacionais e internacionais.

 

Inauguração e Lançamento de nova serigrafia: 18 de maio, 18h

Facebook event: https://fb.me/e/2y5K4c1xj

 

MÁRIO VITÓRIA
Corpus Hermeticum de Luz 

Nova Serigrafia: "Foi-vos dito vós sois Deuses"

Galeria do CPS no CCB - Centro Cultural de Belém
Praça do Império, Lisboa
Todos os dias das 10h às 19h
Patente até 1 de Junho. Entrada livre.

 

(*) Ciclo de Exposições: Reitoria da Universidade de Lisboa (UL), Faculdade de Belas Artes da UL, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da UL, Sociedade Nacional de Belas Artes, Casa Museu Teixeira Lopes em Vila Nova de Gaia, Nova Cerâmica Arganilense, Sala Guilherme Filipe na Câmara Municipal de Arganil e CPS no CCB.