Ana Ventura, Camilla Engman

Distant Friends

Março 29, 2012 - Abril 26, 2012

A exposição Distant Friends de Ana Ventura, portuguesa com formação em pintura e gravura e Camilla Engman, sueca com formação em arte e design, inaugura na galeria do Centro Português de Serigrafia, no CCB, no dia 29 de Março, quinta-feira, às 18h30. Ambas largamente experientes na utilização da internet na partilha do seu trabalho, Ana Ventura e Camilla Engman vêm divulgando as suas criações nos seus sites em nome próprio e nos seus blogs em jeito de diário, caracterizados por uma certa intimidade estabelecida com o seu público. De forte interação e envolvimento, estes palcos de comunicação potenciaram, de forma incontornável, a notoriedade destas artistas num vasto universo de fiéis seguidores e permitiram o seu encontro. A distância geográfica e de culturas não impediu as jovens artistas de juntarem os seus universos num comum horizonte de fábulas exemplares que hoje nos surpreende e deleita, na presente exposição de serigrafias sobre linho. Resultantes desse diálogo à distância (feito pela troca de imagens e opiniões via skype e email), cada artista foi trabalhando com base nos elementos gráficos enviados pela outra. O resultado notavelmente alcançado em coautoria, foi então impresso sobre linho no Atelier CPS e bordados alguns elementos selecionados pelas artistas, conferindo uma riqueza adicional a cada obra. Para além destas edições de diálogo, de reduzida tiragem, a exposição integra ainda recentes edições individuais das artistas, igualmente editadas do CPS.

 

CAMILLA ENGMAN Camilla Engman cresceu na pequena cidade sueca de Trollhättan. Foi aqui que começou a olhar para a vida de uma perspectiva que muitos de nós apenas olha momentaneamente, e poucos conseguem recordar. Camilla frequentou a Dome Art School e mais tarde, a School of Design and Craft, Gothenburg University onde completou a sua formação académica, como Master of Fine Arts. Hoje, trabalha e expõe por todo o mundo. Muitas vezes em torno de animais ou pessoas, as obras de Camilla inspiram a sua audiência com um largo espectro de sentimentos. O seu trabalho permite-nos compreender a sua posição, sem no entanto ser necessário anular a interpretação de cada individuo, independentemente de se tratar de um acrílico, colagem ou técnica mista. 

 

ANA VENTURA Ilustradora e artista plástica multifacetada, Ana Ventura nasce em Lisboa, em 1972. Em 2000 termina a licenciatura em Pintura pela FBAUL com especialização na tecnologia de Gravura. Em 1999 faz um Estágio de Gravura, Ilustração e Pintura, na École Supérieure d'Art Visuel La Cambre, Bruxelas, Bélgica. Expõe colectiva e individualmente em Portugal e no estrangeiro desde 1996. A abrangência do seu trabalho incide na ilustração, na fotografia, na colagem das suas Papelsonagens, aos vinis decorativos. O seu projecto de maior eco internacional consistiu na personalização dos ténis All Star, para o centenário da Converse, em 2008. Faz regularmente workshops de expressão plástica por todo o mundo. É artista da galeria do Centro Português de Serigrafia, com o qual trabalha regularmente desde 2006.