Velizar Krstic nasceu a 10 de setembro de 1947, em Oreovac, próximo de Nis, na Sérvia. Formou-se na Faculdade de Belas Artes de Belgrado em 1972, como aluno do professor Djordje Bosan e concluiu a pós-graduação em 1976. Foi bolseiro da Fundação FVS de Hamburgo e estudou arte na Wienna Art Academy, sob tutoria do professor Walter Eckert, no ano lectivo de 1973/74. Foi também bolseiro do Governo grego e estudou na Faculdade de Belas Artes de Atenas, na classe do professor Konstantin Gramatopulos, em 1978/79.
Realizou a sua primeira exposição no ano de 1982, no IV Salão Dubrovački, no Museu de Arte Moderna de Dubrovnik em Dubrovnik. Desde então expôs a solo em multiplos outros locais, como é o caso da Galeria Galzenica, em 1984, na Croácia eno Museu de Arte contemporânea Banja Luka, na Bósnia-Herzegovina.
Velizar Krstic teve o seu trabalho exposto principalmente na Sérvia , mas também realizou exposições em países como Itália, Japão e Polónia.
Ao longo da sua carreira participou em várias exposições colectivas como é o caso da 16th International Independante Exhibition of Prints, na Kanagawa Prefectural Gallery, no Japão, no ano de 1990, II Rassegna Internazionale Dell’Incisione Di Piccolo Formato no Museu civico Ala Ponzone, em Itália no ano de 2001, Drawing as a Mindset and CHAOS as a Higher Degree of Order no Paviljon Cvijeta Zuzoric, na Sérvia, em 2005, na galeria Beograd, também na Sérvia, em 2010 e ainda 4th International Salon of Graphics na Association of Fine and Applied Artists, também na Sérvia, em 2016.
Destacamos ainda uma das suas mais recentes exposições noo 4º Salão Internacional de Gráficos na Associação de Artistas Finos e Aplicados Kraljevo em Kraljevo em 2016.
Os seus trabalhos encontram-se representados em importantes colecções como Macedonian Museum of Contemporary Art (MMCA), na Grécia e na Galeria Galzenica, na Croácia.