Urtzi Urkixo
Espanha

Urtzi Urkixo

Urtzi Urkixo nasceu em 1993 em Bilbao, quando a cidade e todo o território experimentou o declive de um rico passado industrial e cresceu a par da grande reconversão que não demorou a chegar graças ao Efeito Guggenheim.

Todas essas mudanças arquitetónicas e urbanísticas suscitaram certamente interesse no seu inconsciente, tornando-o mais sensível ao contexto físico e matérico que o rodeava. Cultivou durante a adolescência um interesse pela arquitetura e pelo urbanismo que desenvolveu depois de concluir os cursos de Criação e Design pela Faculdade de BBAA da EHU-UPV, onde realizou o seu projeto final com a ajuda de David Arteagoitia. Mais tarde, trabalhou como assistente de Gloria Alonso, diretora do estúdio de calcografia na Künstlerhaus Bethanien de Berlim.

Realizou também uma estadia no CIEC de Betanzos, A Coruña, no módulo de serigrafia e uma residência artística de dois meses em 2022, no Taller 75 Grados da Cidade do México, um projeto dedicado à edição de obra gráfica desde há 30 anos com grande prestígio nacional e internacional.

Vive em Berlim desde 2015. 

Nas últimas exposições “Erinnerung - Gogoratzen dut - Recuerdo” Sala Rekalde, Bilbao e “Ninguém me disse” a Galeria Juan Manuel Lumbreras, concentrou as suas energias num processo de redescoberta e experimentação sobre novos suportes e narrativas visuais.

Foi o artista convidado da Fig Bilbao  2022 para uma residência artística no Atelier CPS. da qual resultou a obra "Atlântico".