Špela Čadež
Eslovénia

Špela Čadež

Nasceu em Liubliana, Eslovénia, em 1977.

 

Após a sua formação em design gráfico em 2002, continuou os seus estudos na Academia de Artes e Média, em Colónia, Alemanha. Durante esse período realizou duas animações de fantoches que ganharam reconhecimento internacional: Mate to Measure (2004) e Lovesick (2007).

 

Desde 2008 que trabalha como produtora e realizadora independente de animação e os seus filmes são exibidos mundialmente: Boles (2013) recebeu 50 prémios, distinções e indicações, incluindo um Grand Prix no DOK Leipzig e o prémio de Melhor Estreia no Festival Internacional de Animação de Hiroshima; Nighthawk (2016) recebeu mais de 20 prémios e distinções, incluindo o Grand Prix no Holland Animation Film Festival (HAFF) e no Animafest Zagreb; Steakhouse (2021), ganhou vários prémios, incluindo o Prémio de Melhor Técnica de Animação no Festival Internacional de Animação de Ottawa 2021 e também nomeação na categoria curta-metragem independente no American Animation Awards de 2022.

 

Defensora apaixonada do analógico, Čadež impressiona utilizando técnicas de animação com fantoches e recortes. É co-fundadora do Finta Film em Liubliana, estúdio especializado na produção de filmes animados em stop motion, principalmente técnicas de animação multiplano recortado e com fantoches. Além do cinema de autor, o estúdio produz várias encomendas, sendo a mais conhecida Orange is the New Black – Unraveled, um resumo da série da Netflix.