Miguel Yeco
Portugal

Miguel Yeco

Nasceu em Lisboa, em 1945. Inicia a sua atividade artística na área das artes gráficas, no Rio de Janeiro, Brasil, em 1965. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 1969 e 1978, em Paris onde residiu até 1981. Nesta data começou igualmente a trabalhar na área da performance (instalações, intervenções e espetáculos), numa primeira fase com o grupo LAILA (1973/76), formado por ex-membros do grupo de Robert Wilson e, depois, a "solo" ou com grupos sob a sua direção (MAIMA MILES GROUP).

Retornou a Portugal em 1981 para iniciar o projeto "PESSOAS (e ecos)», inspirado na figura e na obra de Fernando Pessoa. Neste quadro realizou intervenções/performances/espetáculos, tanto em espaços urbanos como em espaços teatrais e outros. Na Fundação de Serralves e no Museu Soares dos Reis, realizou várias notáveis performances em 1988.

Em 2006, no âmbito da exposição “Caligrafias”, encenou uma outra excecional performance com o tema do nascimento da escrita (caligráfica). Realizou até à data várias exposições individuais e participou em numerosas coletivas.