Manuel João Vieira, nasceu a 17 de Outubro de 1962, em Lisboa. É o filho mais velho do pintor português João Rodrigues Vieira e estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Mentor dos projetos Ena Pá 2000, Corações de Atum e Irmãos Catita, nasceu em 1962, em Lisboa. E é esta cidade o palco principal de atuação do artista, em áreas tão distintas como a pintura, música, cinema, política ou literatura. Manuel João Vieira tem uma componente teatral e humorística bastante vincada, à qual alia uma personalidade crítica e aguçada perante a sociedade e seus costumes ou características.
Em 1983 nasceu o Grupo Homeostético que atentava sobre as tendências artísticas emergentes na época e em simultâneo reunia tendências distintas como a música, a banda desenhada ou o cinema. Manuel João Vieira, entre outros, fez parte da criação deste projeto, marcado pela crítica ao panorama artístico e que viu a sua extinção em 1986.
No âmbito das artes plásticas, uma vez mais se observa a tendência para a criação cenográfica e teatral, desta feita com a construção de espaços inóspitos e ambientes grotescos ou simplesmente do domínio do fantástico.