António Jorge Gonçalves
Portugal

António Jorge Gonçalves

Nasceu e vive em Lisboa a 19 de Outubro de 1964. Licenciou-se em Design de Comunicação, na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e fez mestrado em Cenografia de Teatro na Slade School of Fine Art, de Londres, onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

O seu trabalho envolve ilustração editorial, performance visual e cartoons políticos. É autor dos álbuns de banda desenhada da série Filipe Seems (com Nuno Artur Silva) e das novelas gráficas A Arte Suprema e Rei (com Rui Zink).

Fez direção visual em várias peças de teatro, entre as quais O que diz Molero e Arte (encenações de António Feio) e Como fazer coisas com palavras (com Ricardo Araújo Pereira). Criou o projeto Subway Life, desenhando pessoas sentadas nas carruagens do Metro de muitas cidades do mundo.   Escreveu e realizou o filme/espetáculo Lisboa quem és tu? para ser projetado nas muralhas do castelo de São Jorge, em Lisboa.

Na última década, as suas performances de Desenho Digital têm tido lugar um pouco por todo o mundo, envolvendo artistas como Bulllet, Kalaf, Amélia Muge, Micro Audio Waves, Gino Robair, Ellen Fullman, Mário Laginha ou Bernardo Sassetti.
Leciona Espaços Performativos no Mestrado em Artes Cénicas (FSCH, Lisboa).