Alfonso Sicília Sobrino
Espanha

Alfonso Sicília Sobrino

Nasceu em Madrid em 1963. Pintor espanhol, estuda na Escola de Belas Artes de Madrid e em 1985 é convidado pelo Instituto da Juventude para realizar a sua primeira exposição individual.

No início da sua carreira trabalha a partir de referências constructivistas às quais introduz matéria, o que faz dele herdeiro do informalismo espanhol, em concreto de Lucio Muñoz. Posteriormente, sobre essas superfícies estruturadas e rígidas aparecem sobrepostos motivos dinâmicos que dão uma leitura nova à sua obra. Com este contraste Sicilia Sobrino aproxima-se dos valores introduzidos na pintura espanhola por Luis Gordillo. A sua obra caracteriza-se por texturas ásperas e metálicas e muita cor.

Nos anos 90 evolui para uma pintura emblemática, na qual sobre fundos monocromáticos se sobrepõem silhuetas prateadas de personagens reconhecíveis como Mickey Mouse, ou objectos, flores, bandeiras e estrelas, cobertas de uma camada de poliéster que confere à superfície uma qualidade metálica. Entre as suas exposições individuais destacamos as realizadas na Galeria Oliva Arauna, Madrid (1988), Emilio Navarro, Madrid (1991), Galeria 57, Madrid (1994).

Foi premiado no concurso de Artes Plásticas de Alcobendas, Madrid (1993), II Bienal da Cidade de Albacete (1988), III Bienal de Pintura de Murcia (1989) e no Prémio Carlos Haes de Pintura do Colégio de Engenheiros de Madrid (1993).