Alê Abreu
Brasil

Alê Abreu

O diretor, animador e artista gráfico brasileiro Alê Abreu (n. 1971, São Paulo, Brazil), construiu uma carreira aclamada, marcada por um estilo visual único.

Formado em Comunicação Social, iniciou o seu percurso na animação ainda na adolescência e, aos 17 anos, realizou a sua primeira curta-metragem, Sírius (1993). Seguiu-se o premiado Espantalho (1998), antes de enveredar pelas longas-metragens. O seu primeiro filme, Garoto Cósmico, foi lançado em 2008. No entanto, foi com O Menino e o Mundo (2013) que alcançou reconhecimento global, acumulando 51 prémios em festivais de cinema, como o de Melhor Filme no Festival de Annecy e o Annie de Melhor Filme Independente. A obra valeu-lhe ainda uma histórica nomeação para o Óscar de Melhor Filme de Animação em 2016. A sua filmografia inclui ainda a longa-metragem Perlimps (2022) e a série de animação Vivi Viravento, produzida para a Discovery Kids.

Além da direção e animação, Alê Abreu é um ilustrador conceituado, tendo trabalhado para publicidade, revistas e livros. Em reconhecimento do seu talento, tornou-se membro da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. O artista continua ativo no desenvolvimento de novos projetos.