Raimund Krumme
Alemania

Raimund Krumme

Nasceu em 1950 em Colónia, Alemanha. É autor e realizador de animação.

 

Estudou na Escola de Arte Hdk, em Berlim, entre 1970-1975. Foi professor na HBK Braunschweig, entre 1976 e 1982. Convidado por diversas universidades para lecionar aulas e dar conferências, fez parte do corpo docente no California Institute of the Arts, EUA (1997-2001) e da Academia de Televisão em Halle, Alemanha (2002-2004). Desde 2006 que faz parte da Academia de Artes Mediáticas de Colónia.

 Krumme é ainda membro fundador da Cartoon, o braço de animação do Programa de Media da União Europeia (Bruxelas, Bélgica).

 

 É conhecido por filmes como: Passage (1994), The Message (2000), Der Gefangenenchor (Coro de prisioneiros, 2004), inspirado numa cena da Ópera Fidelio de Beethoven, em que é permitido ver a luz do sol, a um grupo de presos, ao fim de largos anos mantidos em celas escuras. As suas curtas-metragens ganharam numerosos prémios, incluindo o Prémio do Júri no Festival de Cinema de Annecy (França), o Bundesfilmpreis-Filmband en Gold (Bonn, Alemanha) ou o Grand Prix de Animação (Montreal, Canadá), além da seleção em festivais de destaque, como Cannes.

 

O foco da sua obra é o desenho, a representação do espaço e o movimento do corpo humano. A expressividade das pinceladas e o uso da tinta preta sobre a tela branca, destacam-se no seu trabalho de autor, enquanto no trabalho comercial, encontramos linhas mais limpas e o uso da cor.

O seu trabalho artístico saiu inclusive das telas, para ser exibido em galerias e instituições por todo o mundo.

 

 

“Fazer ANIMAÇÃO é como dançar com linhas”, refere o autor.