Piotr Dumala
Polonia

Piotr Dumala

Nasceu em Varsóvia, Polónia, no ano de 1956.

É designer gráfico, ilustrador, escritor, animador e realizador de cinema. Professor na Escola de Cinema de Lodz, e na Academia de Belas Artes de Gdansk, Polónia, foi também professor no Konstfack College em Eksjo, Suécia, entre 1997 e 2001, e conferencista na Universidade de Harvard em Cambridge, EUA, entre 2001 e 2004.

 

Os seus filmes mais conhecidos são: Czarny Kapturek (Chapeuzinho Preto, 1983), Łagodna (Um Espírito Gentil, 1985), Ściany (Paredes, 1988), Wolność nogi (Liberdade de uma Perna, 1989), Franz Kafka (1992), Zbrodnia i kara (Crime e Castigo, 2000), Las (A Floresta, 2009).

Vencedor de mais de 70 prémios de cinema nos mais prestigiados festivais de animação, foi condecorado com a Medalha de Ouro de Mérito à Cultura – Gloria Artis. Recebeu o Grande Prémio FeFe por "fazer algo original na arte cinematográfica" no Festival de Cinema FeFe de Varsóvia em 2003 e o Prémio Luna de Valência pelo conjunto da sua obra no Festival Internacional de Cinema de Animação de Valência em 2003.

 

É criador de uma técnica única de raspagem sobre gesso e é considerado um mestre a trabalhar a luz e a sombra. Esta dualidade torna-se simbólica ao expôr a ambiguidade moral, como por exemplo, no filme Crime e Castigo. Nesta curta-metragem, o realizador recria o tormento interior de Raskólnikov num universo onde o bem e o mal se confundem e utiliza a animação para expressar a dimensão espiritual da personagem.

 

“Para Dumatra, animar é tornar visível o fisicamente impossível. E o realizador faz isso, através destas imagens que nos assombram, hipnotizam, e fazem acreditar que o cinema pode, de facto, tocar o invisível.” Festival Monstra, 2025.