César Barrio
España

César Barrio

Nasceu em Oviedo no ano 1971 e, atualmente vive e desenvolve o seu trabalho entre os seus dois ateliers, nas cidades de Madrid e Lisboa.

É licenciado em Arquitetura, realizou a sua primeira exposição em 1989 e tem lecionado palestras como professor convidado em diferentes escolas de arquitetura e belas-artes em Espanha. Multidisciplinar, parte da pintura para outros meios, como escultura, vídeo ou performance, criando diálogos entre os suportes. 

César Barrio parte da reflexão sobre o que é a Pintura, colocando questões sobre o espaço, a escala, a luz ou a profundidade e sobre o próprio processo criativo ou espaço expositivo.

A sua pesquisa levou-o a estabelecer ligações com a música e com a poesia, como nas suas últimas ações artísticas na Fundação Juan March em Madrid no âmbito do ciclo Música Visual (2023), ou MUN em Pamplona (2023). No ano de 2021 publicou o ensaio sobre arte Lo que no se ve e em 2023, a sua peça de vídeo Milk Split on a Stone (2022) com música de Helga Arias, foi selecionada no VIII Festival de Música Eletroacústica e Audiovisual do Chile. 

Os seus projetos mais recentes incluem as exposições individuais A invenção de distâncias (2023) no Museu de História Natural de Lisboa, bem como Solo lo que pasa por todas las puertas no Pavilhão Misto da Cidadela de Pamplona (2021), a instalação Quatro Paredes de Água (2019), em colaboração com o AC/E e a Câmara Municipal de Lisboa, que foi recomendado pela ARCO Lisboa nesse ano, e Rituais do Imaginário (2016), resultado da sua residência artística de três meses na Fundação Arantzazu Gaur, em Guipúzcoa. Participou recentemente no Drawing Room Lisboa 2021, no Drawing Room Madrid 2022 e no Estampa Madrid 2023.

O seu trabalho está representado nas coleções da Universidade de Navarra, Universidade de Toledo, Caja de Ahorros de Navarra, Fundação Arantzazu Gaur, ETSAUN. Pamplona, Associação Fulbright, Fundação Pazo de Montecelo, Biolty, bem como em coleções particulares na Espanha, Portugal, França, Itália, Áustria, Brasil, México e Peru.

 

Fotografia: Mozhde Nourmohammadi