Tomás Dutor
Espagne

Tomás Dutor

Tomás Pariente Dutor (Barcelona, ​​​​1969) formou-se em Belas Artes, com especialização em técnicas de gravura e impressão pela Universidade de Barcelona. Dedica-se especialmente à exploração do mundo das artes gráficas nas suas múltiplas facetas, dando especial atenção à cor.

Realizou diversas exposições individuais e participou em coletivas, das mais recentes: IX Bienal de grabado aguafuerte, Valladolid ou 6ª Biennal de grabado René Carcán. Wittockiana Museum. emBruxelas, ambas no ano de 2024.

 

Foi distinguido pelo seu trabalho inúmeras vezes: o Prémio de Gravura San Lorenzo del Escorial, o Prémio de Gravura Joan Vilanova da Cidade de Manresa e o Prémio de Gravura da Fundação privada Mutuas de Cataluña, são alguns exemplos.

 

Sobre o seu processo criativo, o artista refere: “No meu trabalho, estou interessado em revisitar processos gráficos históricos de uma perspetiva contemporânea. Imagino o mundo dos artistas como uma série de conversas que ocorrem ao longo do tempo. Os artistas desenvolvem padrões composicionais que ocupam um lugar dentro dessas conversas e que são simultaneamente relacionados ao seu tempo e à história da arte.”