Roberto Catani
Italie

Roberto Catani

Nasceu em Jesi, Itália, no ano de 1965.

Formou-se em Cinema de Animação em 1986, no Instituto de Arte "Scuola del Libro" em Urbino. Desde 1988 que leciona "Arte do Filme de Animação".

 

Iniciou o seu trabalho no cinema de animação em 1989, realizando com Stefano Franceschetti, os desenhos e a animações para o videoclipe A noiva, de Ivan Graziani. Em junho de 2006, criou as animações para Ombre dal Lupercale (Piazza Tevere, Roma), uma exibição coletiva de sequências animadas na qual, entre outros, participaram: Kiki Smith, Maureen Selwood e Kristin Jones.

 

Os seus filmes foram selecionados em competições oficiais de festivais internacionais, sendo nomeado e conquistando diversos prémios: Il burattino e la balena (2024), indicado aos prémios Annency e vencedor do prémio melhor curta no festival de Ottawa; Per tutta la vita (2018), vencedor do Prémio Especial do Júri, Festival Internacional de Animação de Hiroshima; La testa tra le nuvole (2013), Prémio Especial Distinção, curtas-metragens, Festival de Annency; La funambola (2002), vencedor do Prémio Especial, Festival Internacional de Animação de Hiroshima.

 

Participou com cinema de animação na exposição dos 100 anos de cinema de animação em Pesaro, dos encontros sobre "Arte e Animação” no Museu de Arte de Moderna de Turim e do Open Roads: novo cinema italiano no Lincoln Center, em Nova York, entre outros importantes eventos.

 

Em 2014, obteve o Diploma Honoris Causa na CSC, Escola Nacional de Cinema.

 

Dedicado ao desenho, foi selecionado por variadas vezes para a exposição de ilustradores na Feira do Livro Infantil de Bolonha. Colabora com diferentes revistas como Lo Straniero e Gli Asini. Cria também ilustrações para cartazes de festivais de animação.