José Miguel Ribeiro
Portugal

José Miguel Ribeiro

 José Miguel Ribeiro (Amadora, 1966) é um cineasta português de filmes de animação e um dos mais premiados. Licenciou-se em Pintura - Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Nos anos de 1993 e 1994, estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne, Rennes, e na Filmógrafo, Porto. Durante vários anos lecionou animação de volumes no CITEN em Lisboa.

 

Realizou várias curtas, entre elas: “O Ovo”, “O banquete da Rainha” e, em 1999, “A Suspeita”, galardoada com 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D'Or 2000.

 

Em 2007 ilustra o livro “O rapaz que aprendeu a voar” de Alexandre Honrado e funda em conjunto com Nuno Beato e Eva Yebénes a produtora Sardinha em Lata, da qual se desvincula em 2012, para fundar em Montemor-o-Novo a produtora Praça Filmes. Realiza nesse mesmo ano, para a CM de Almada, o filme “A energia na Terra” premiado no Cinanima e selecionado para competição internacional em Annecy, 2013.

 

 

Destacamos a serigrafia com o título “Nayola”, imagem do filme homónimo, obra de 2022 premiada na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2022 – Prémio Melhor Animação, e que fez parte da Seleção Oficial, em Competição, no Festival de Annecy do mesmo ano.

 

O filme, com argumento de Virgilio Almeida a partir do texto original “Caixa Preta” dos escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa, em co-realização com Jorge Antonio, tem como principal tema o amor e a esperança, no contexto da guerra civil angolana.

 

“Nayola” faz parte da Coleção Animação Portuguesa, parceria CPS e Festival Monstra.