Katarina Lillqvist
Finlande

Katarina Lillqvist

Nasceu em Tampere, Finlândia, no ano de 1963. Argumentista e realizadora conhecida por filmes como Tyttö (1995), Kamarihaikara (1994) e Hiilisangolla ratsastaia (1992).

 

As suas obras ganharam inúmeros prémios nos principais festivais de cinema de todo o mundo, incluindo o Urso de Prata do Festival de Cinema Berlim, o Prémio Especial do Festival de Animação de Annecy e o Prémio Master of Animation do Festival de Animação de Lleida.

 

Vive e trabalha na República Checa e na Suécia. Colabora há mais de 30 anos com artistas de checos, criando animações em stop-motion e também documentos, recursos de rádio e instalações. É presidente da cooperativa cinematográfica Camera Cagliostro (FI/CZ), curadora da Mikulandska Art Recidency em Praga e um dos principais agentes ativos do centro cultural gratuito Kulttuurimeijeri em Salo, Finlândia.

 

Além das suas atividades artísticas, a realizadora faz parte, desde os anos 80, do movimento pelos direitos civis dos Roma. Além disso, trabalhou com organizações como o Museu da Cultura Romani em Brno/CZ, Fundação Romani na Hungria, RomArchive de Berlim e está actualmente a desenvolver o Museu da Cultura Romani Finlandesa no Centro Cultural Lapinlahti em Helsínquia, em conjunto com a cantora roma finlandesa Hilja Grönfors.