João Gonzalez
Portugal

João Gonzalez

João Gonzalez (1996, Lisboa) é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano e licenciatura em Artes e Multimédia pela ESMAD (Porto). Foi também bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e fez mestrado na Royal College Art (UK). Nestas instituições realizou os distinguidos filmes: “Nestor” – Prémio António Gaio no Cinanima e o Prémio de Melhor Filme de Estudante nos Prémios Quirino - e “The Voyager” - Prémio Internacional de Novos Talentos no BFI Future Film Festival e Melhor Filme Estudantil no Cinanima.

Em 2022 tornou-se o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes, vencendo o prémio de Melhor Curta-Metragem em Competição na Semana da Crítica, com o multi-premiado "Ice Merchants", que mais tarde se tornaria o primeiro filme português a ser nomeado para um Oscar, e o segundo a vencer o Annie Award. Além destas importantes distinções, continua a granjear prémios em todo o mundo, como Grande Prémio do Tokyo Anime Award Festival, o Hugo de Ouro pela melhor curta-metragem de animação no Festival Internacional de Chicago ou o prémio de melhor curta-metragem de animação no Festival Internacional de Cinema de Melbourne.

João Gonzalez conjuga o seu background musical com a sua prática artística no cinema de animação, exercendo as funções de compositor e ocasionalmente instrumentista, nos filmes que realiza.