Os Sonhos de Fausto

Pedro Calapez

790€
Members: 570€ ou 12M
- +
  • Screen print
  • Paper Fabriano Tiep GF 290gr
  • Image Size: 50 x 70 cm
  • Total Size: 56 x 76 cm
  • Date: 2022
  • 78 units
  • Ref.: S36567

Todas as obras da série "Os Sonhos de Fausto" foram intervencionadas com pintura pelo artista, tornando cada uma, um exemplar único.

Pedro Calapez (n. 1953) que vive e trabalha em Lisboa, um dos artistas de maior notoriedade da sua geração, expõe coletivamente desde os anos 1970 e individualmente desde 1982. O seu trabalho tem vindo a ser exposto em galerias e museus quer em Portugal quer no estrangeiro.

Nestas suas serigrafias intervencionadas individualmente, inspiradas no livro Fausto de Fernando Pessoa, oferece-nos o universo plástico dos seus sonhos que ele próprio descreve: “Uma zona cinza, um tom obscuro, parede indefinida, limite sem limite, opacidade translúcida: os meus sonhos. Momentos em que o acordar não acontece e o sonho não nos recolhe de novo na sua história, pois naquele momento a história parou. Arranco-me desse pesadelo despertando em sobressalto mas com vívida memória de que o desconhecido nunca será alcançado. Não sei se estou a experimentar os limites e penso em Fausto.”

Desconhecido limiar do mito, de um conhecimento último que permanece interdito com expressão no labirinto das formas e no festivo e misterioso universo da cor. Ouro, rosas e azuis transparecem na grelha nostálgica e obscura dos negros e sob a espécie de véu que acrescentam o seu fascínio e o seu enigma. A cor parece ser a chave de um mundo e de uma atmosfera que o pintor associa a Fausto, às suas ilusões de eterna juventude. E no entanto, é uma verdade que se adivinha, aquela da qual apenas o silêncio detém o segredo, para além da palavra, tomando forma nestes trabalhos de uma grande mestria plástica e poética. Uma descida às profundezas do inconsciente de onde emerge uma alma vivificada e apta a fruir de todo o encanto da natureza e de uma vida devolvida a si mesma.

Maria João Fernandes

AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte

Add to Wish list