Série Zodiac - Gemini #1

Maria Bernardino

150€
Members: 109€ ou 2M
- +
  • Intaglio
  • Paper Fabriano Tiep GF 290gr
  • Image Size: 32x25 cm
  • Total Size: 50x35 cm
  • Date: 2021
  • 12 units
  • Ref.: G36304

A magia dos quatro elementos vê-se renovada na gravura “Zodiac” de Maria Bernardino, vencedora do Prémio Arte Jovem, do CPS, em 2019. No conjunto das 36 peças que dedicou a este tema, Água, Terra, Fogo, Ar e os respetivos signos do Zodíaco assumem o simbolismo das cores que lhes estão associadas. Vermelho do crepitante fogo que alimenta todas as paixões e da intensidade e fulgor da própria vida, azul da água, cor por excelência do imaginário, ponto de partida da grande viagem do sonho e berço de todas as formas vivas, amarelo ouro, solar e alquímico de uma terra cujo destino é expandir e fazer vibrar todas as suas criaturas à luz de um astro que é emblema da totalidade e do divino, cinza do ar que no seio da sua atmosfera transparente é fonte das grandes mutações, metáfora dos pequenos e dos grandes mistérios.

A artista renova uma tradição de muitos séculos que hoje renasce na depuração e na magia dos seus signos simultaneamente plásticos e poéticos.

Maria João Fernandes

AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte

 

Texto da Artista:

Segundo a definição clássica, a Astrologia é uma pseudociência segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes fornecem informações acerca da personalidade, das relações humanas e de outras esferas, tanto pessoais, como transpessoais. Pode ser considerada uma atividade divinatória, quando usada como oráculo, mas também pode ser usada como ferramenta de entendimento da afetividade humana, que assinala aspectos emocionais, comparando determinadas tendências com elementos da personalidade de cada indivíduo.

Zodiac foi realizado ao longo de uma viagem de descoberta dos elementos que compõem o horóscopo: afinidades (tendências de cada signo), aspectos (distâncias entre os ângulos de cada planeta), planetas (que vivem em paralelo com os signos), casas (que voltam a dividir o céu do mapa astrológico) e a linha do horizonte (de onde emerge o ascendente, que torna o mapa preciso). Entre a liberdade interpretativa e a herança de uma longa tradição regida por elementos matematicamente exatos, Zodiac é o resultado da viagem que procura ser semelhante à tarefa do astrólogo — interpretar, dar o tom de forma intuitiva e inspirada, jogando com o campo de possibilidades existente no universo astrológico.

Maria Bernardino, Dez. 2021

Add to Wish list